Notícias

Controle do estoque é essencial para o sucesso da empresa, saiba como fazer

Uma empresa sem estoque não funciona, não tem produtos para oferecer para os clientes e sai no prejuízo. Ter o controle do estoque é um ponto crítico no desempenho das empresas, já que este item está ligado a conceitos vitais para as empresas e a sua sobrevivência no mercado. Todo gestor deve conhecer bem como administrar o estoque, entender seus conceitos básicos, boas práticas, buscar inovações e investir em melhorias na operação. O mais importante é ficar atento ao controle de estoque, tanto o físico quanto o financeiro, para que haja domínio sobre a quantidade disponível de cada item existente na empresa, seja matéria-prima ou mercadorias, para evitar qualquer tipo de problema possível. Ao ter o controle do estoque, você tem em mãos informações sobre suas vendas, custos e produtos. Para te ajudar a fazer esta tarefa, separamos algumas dicas básicas para não errar.

– Mantenha o registro de todos os detalhes. É importante registrar cada produto que entra e sai do estoque, mantenha uma ficha cadastral e atualize-a a cada mudança de status.

– O controle dos produtos pode ser manual, porém, atualmente, já existem sistemas digitais que facilitam este processos. Escolha a melhor opção para sua empresa, o importante é manter os dados organizados e acessíveis

– Mantenha o estoque organizado, saber exatamente onde está cada item e como encontrá-lo é essencial para o controle do estoque. Você pode usar itens como gaveteiros para facilitar a separação e categorização dos produtos. A Magus possui alguns modelos de gaveteiros, confira no site as opções disponíveis e peça o orçamento para a sua empresa.

– Padronize as movimentações do estoque, crie normas e processo que facilitem a organização.

– Monitore as sazonalidades, caso haja algum imprevisto sua empresa deve estar preparada para enfrentá-lo sem depender de fornecedores. Caso haja problemas de fornecimento, mesmo que a culpa seja deles, você que arcará com os prejuízos.

– Com um estoque organizado é possível prever atrasos e reajustas e negociar descontos e prazos maiores com fornecedores, aumentando a sua margem de lucro sobre os produtos.

– Produtos chaves e básicos não podem faltar de maneira alguma, são eles que os clientes mais procuram e garantem o lucro da sua empresa.


«