Notícias

Conhece os tipos de estoque? Escolha a melhor opção para sua empresa

Em épocas de crise, qualquer vantagem competitiva que as empresas poderem ter sobre seus concorrentes deve receber uma atenção extra e ser bem trabalhada. Atender os clientes com rapidez e eficiência, com certeza, é uma vantagem que as empresas buscam continuamente e um ponto importante para alcançar esta meta é um estoque adequado aos produtos vendidos, demanda da empresa e organizado corretamente. O estoque reflete a organização e estrutura das instituições, é o coração da empresa, mas o que poucos sabem é que existem diversos tipos de estoque para melhor atender a necessidade do negócio. Você sabe quais são os tipos de estoque? Listamos os principais. Confira!

Estoque de Antecipação ou Sazonal

Este tipo de estoque é usado pelas empresas quando há previsão de aumento da demanda futura. O estoque de antecipação é muito comum em datas sazonais como Natal, Dia das Mães, Páscoa, etc. quando algumas empresas recebem maio número de pedidos e precisam se adaptar antecipadamente para que não haja problemas com o fornecimento de produtos.

Estoque Consignado

É mantido por terceiros, como distribuidores e clientes, etc. A custódia é determinada por meio de acordo, porém a posse dos produtos continua sendo do fabricante.

Estoque de Contingência

É uma garantia de que em casos de falha excepcional na operação ou sistema da empresa haverá produtos suficientes para atender aos clientes por um período de tempo.

Estoque Inativo

É destinado para o armazenamento de itens obsoletos ou que não tiveram saída nos últimos períodos. O período para um produto se tornar obsoleto deve ser definido pelo gestor do estoque e, normalmente, varia de acordo com o segmento da empresa.

Estoque Máximo

É a quantidade máxima de produtos que podem ser armazenados por um tempo estipulado antes que possa fazer um novo pedido. O valor do estoque máximo é determinado seja por motivos financeiros ou pelo espaço disponível para o armazenamento.

Estoque Médio

Trata-se da metade do estoque comum mais o estoque de segurança, este estoque deve ser verificado com frequência, principalmente em caso de produtos perecíveis.

Estoque Mínimo

Quantidade mínima de um item que deve ser armazenada no estoque para casos eventuais como consumo além do previsto ou atraso na entrega de novos itens. Deve suprir a demanda da empresa por um curto período de tempo até que haja o pedido de compra novamente.

Independentemente do tipo de estoque que você possua na sua empresa, um fator fundamental para sua eficiência é a organização. Para te ajudar neste quesito, a Magus possui gaveteiros ideais para a organização de produtos por categoria, modelos e outros quesitos. Com um estoque organizado a sua empresa terá muito mais competência para atender os clientes e se destacar no mercado.


« »