Notícias

Reciclagem de pilhas e baterias é importante para o meio ambiente

magus_blog_junho_pilhas

Vivemos em um mundo tecnológico, o qual está sempre inovando. Celulares são lançados todo ano, com acessórios ou processadores mais avançados. No entanto, nem todos esses produtos têm uma vida muito longa. Baterias e pilhas possuem uma vida útil muito pequena, e a maioria delas é descartável.

O problema é o que fazer com esses itens quando param de funcionar?  Se estes produtos forem descartados na natureza ou no lixo comum, pode causar danos irreversíveis para os animais que moram ali e os humanos que vivem próximos. Pilhas e baterias possuem substâncias químicas fortíssimas como níquel, cádmio, chumbo, zinco e mercúrio, que intoxicam o solo. Para ajudar mais o planeta, esses objetos podem ser levados para um local de reciclagem, para que assim possam ser reciclados e utilizados para outra coisa.

O processo

Ao chegarem ao local de reciclagem os objetos, normalmente, são separados. Pilhas e baterias vão para locais diferentes de acordo com o material de composição, os itens fabricados com zinco e cloreto ficam longe dos que têm óxido de prata, por exemplo. Após isso, o plástico que envolve as pilhas é retirado, e o objeto é levado para um local de trituração, depois são neutralizados e aquecidos, virando um pó. Este pode ser usado para fazer vidros, corante para azulejos e até fogos de artifício.

Outras partes da pilha também são recicladas

As partes de plástico das pilhas são lavadas e depois mandadas para a reciclagem de plásticos e materiais do mesmo gênero.

Como ajudar na reciclagem

Em casa, geralmente é usado de 4 a 6 pilhas, para alimentar relógios de parede, controle de televisão, entre outros.  Quando elas pararem de funcionar, leve-as para um local específico de reciclagem, como o papa pilhas. Fazendo isso será mais fácil ter um número maior de pilhas recicladas e não jogadas no meio ambiente, onde podem demorar séculos para se decompor. Outro ponto interessante é utilizar pilhas e baterias recarregáveis. Além de terem uma vida útil bem maior, economizam para que não seja preciso comprar dois ou mais pares de pilhas por mês.


« »